top of page
  • Foto do escritorTecnologia

O que é concreto armado e concreto protendido?

Imagem - Concreto protendido

O concreto armado é uma combinação de concreto e aço, criando uma estrutura mais resistente do que o concreto comum. Ele é composto por agregados (como areia e pedras), cimento, água e barras de aço (ferragens).


O concreto protendido consiste na utilização de armadura ativa, que comprime previamente a estrutura com o objetivo de minimizar ou anular a fissuração e os deslocamentos dela.

Para compreender melhor a técnica, primeiro é preciso entender o que é a armadura ativa. A explicação mais elaborada vem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata do tema na NBR 6118/2014, definindo a armadura ativa como aquela “constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de pro-tensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial”.

Essa armadura ativa é um aço de resistência (fios ou cordoalhas para concreto protendido), cuja 3 a 4 vezes maior do que a da armadura passiva, conhecida como vergalhão.


Qual é a diferença entre concreto armado e concreto protendido?


A principal distinção entre concreto armado e protendido ocorre quanto ao método utilizado para resistir às tensões de tração.



No concreto armado, ocorre a adesão do aço para equilibrar os esforços de tração, que provocam as deformações e fissuras. Nesse processo, é utilizada a armadura passiva, ou seja, aquela em que não se produz forças de protensão (alongamento prévio).

O concreto protendido, por sua vez, utiliza a armadura ativa, sujeita ao pré-alongamento, que provoca a protensão. Isto é, a compressão prévia da estrutura para minimizar ou anular as tensões de tração.


A Excel Engenharia Estrutural é uma empresa de destaque em projetos de estruturas. Com mais de 30 anos de experiência, a empresa desenvolve projetos de estruturas para diversos segmentos, como edificações comerciais, residenciais, industriais, hospitalares, shoppings e hotéis, além de estruturas especiais.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page